© 2023 by Annie Branson. Proudly created with Wix.com

 

"A coisa mais importante para os brasileiros (...) é inventar o Brasil que nós queremos."

Darcy Ribeiro
 

Tenho orgulho em apresentar os protagonistas desse projeto, alunos dos segundos anos do Ensino Médio do Grupo Fênix de Educação, da cidade de São Caetano do Sul - SP, que abraçaram um desafio: problematizar, aprofundar e refletir sobre a FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.

 

O desafio ficou ainda maior porque a proposta era oportunizar diálogos entre diferentes áreas do conhecimento: sociologia, filosofia e arte.

Os alunos foram provocados durante as aulas a partir das questões: Quem são os brasileiros? Quais as nossas raízes? A partir disso, em sociologia trabalhamos alguns autores considerados "intérpretes do Brasil", como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Darcy Ribeiro e Caio Prado Júnior. Em filosofia, o professor trouxe reflexões sobre nossas raízes indígenas e africanas, a partir dos trabalhos dos autores Eduardo Castro e Achille Mbembe, respectivamente. Para acrescentar nosso projeto, a professora de arte propôs a leitura de imagens de algumas obras do Debret, que de forma muito realista retratou características fundamentais para nossa formação do povo brasileiro.

 O projeto foi dividido em três etapas:

1 - Pesquisa, debate e produção de um texto nas normas da ABNT;

2 - Produção de um vídeo criativo sobre a importância de conhecermos nossas origens;

3 - Criação de um blog para divulgar e sensibilizar mais pessoas sobre a pluralidade presente em nosso povo.

Por isso, esse blog visa apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, acima de tudo, provocar reflexões que contribuam para termos mais respeito e orgulho das nossas origens.

Agradeço a participação da prof. de arte, Cíntia Rondon, prof. de filosofia, Rafael Augusto de Assis e prof. de inglês, Genilce Scopiatto, que contribuiu com o abstract do trabalho escrito. Agradeço, também, a Lilian Tatiane Capella, coordenadora do Ensino Médio, que permite, acompanha e acredita em nossos trabalhos (por mais estranhos que pareçam no começo...rs).

Meu profundo agradecimento aos alunos Lara e Miguel (2ºB) pela dedicação na criação desse espaço de conhecimento virtual. Obrigada, queridos!

Desejo que todos aqueles que visitarem nosso blog tenham disposição de questionar, assim como os alunos, quem somos nós e como podemos ser melhores enquanto povo brasileiro cheio de diversidades.

Prof. Giane Aparecida Barroso (sociologia)

 

CONTATO

ACOMPANHE-NOS

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now