top of page
Patrick Sandri Caneschi
Cidadania vem do latim, no qual antigamente os romanos designavam a cidade no sentido político, que é o conjunto dos cidadãos e esses cidadãos são também conhecidas como pessoas de direito. Os direitos e deveres estão escritos em nossa Constituição, em países democráticos o Estado garante essa cidadania a partir do “Estado Democrático do Direito”. Apesar de estarem em leis, não temos a certeza de serem cumpridas, visto que o mais difícil concretizar esses direitos.
Existem diferentes tipos de direitos, os civis acabam garantindo os privilegio dos cidadãos (garantia de ter uma propriedade privada, realizar contratos, direito de locomoção, liberdade de expressão e religiosa, no qual variam de país e nação), sendo um detalhamento da proteção jurídica dos direitos fundamentais que são aquele que garantem o direito da vida, a liberdade e a propriedade. Esses direitos fundamentais eles variam de acordo do tempo e local; eles compõem o chamado dos direitos positivos. Podemos considerar o direito consuetudinário como um direito positivo, no qual esse direito é aquele que se deriva de costumes, ou seja, pode variar com o tempo e local. Como disse existem diferentes tipos de direitos, outro direito é o direito políticos que seria uma extensão dos direitos civis, em que eles vão garantir o sufrágio universal (voto direto e secreto).
Podemos dividir os direitos fundamentais em distintas gerações: na primeira geração temos os direitos negativos que é destinado a proteger o cidadão do autoritarismo do Estado; na segunda geração se apresenta os direitos positivos que falamos no parágrafo anterior; na terceira geração os direitos relacionados a comunidade global e as perspectivas futuras chamando de direito difusos; quarta geração os direitos genéticos para preservar o avanço da biotecnologia e engenharia genética; e a quinta e última para proteger o cidadão dos perigos da internet.
                Acabamos relacionando a Formação do povo brasileiro com os direitos que o Estado garante a nós humanos, pois historicamente esses direitos foram sendo conquistados, por exemplo as mulheres que não tinham o direito de votar e assim foram criando movimentos feministas para ganharem esse direito, seguindo o mesmo trilho os analfabetos que acabaram recebendo esse direito. Como dito nos parágrafos anteriores temos nossos direitos, mas não podemos agir de uma forma racista ou incomoda achando que você está somente se expressando, pois, racismo é um crime e assim podendo ser punido de tal maneira e não podemos esquecer que no Brasil ocorreu essa miscigenação, assim sendo um ser humano igual a nós e com os mesmos direitos que o nosso.
bottom of page